Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!

O centro de distribuição (CD) é um local fundamental para a organização e andamento dos processos logísticos de uma empresa. Ele é capaz de armazenar materiais e produtos, funcionando como uma base que facilita o trabalho no cotidiano.

Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!

A partir dos centros de distribuição, as cargas estocadas podem seguir diferentes caminhos, ou seja, serem destinadas aos clientes, revendedores, clientes finais ou até mesmo para outras sedes e filiais da empresa.

Nosso post traz mais detalhes sobre essa importante instalação para a logística das empresas, ressaltando como ela funciona e os benefícios que proporciona. Acompanhe para ficar por dentro!

Funcionamento e proposta de um centro de distribuição

O centro de distribuição é um local — não necessariamente próximo ou que funciona na sede da empresa — que tem como finalidade principal receber, armazenar e distribuir produtos e materiais. A proposta de ter uma instalação só para isso está totalmente relacionada a questões logísticas.

Geralmente, a localização dos centros de distribuição é estratégica. É comum encontrá-los próximos de rodovias importantes, que facilitem a chegada e saída de mercadorias. A maioria também conta com estrutura ampla, que permite o armazenamento das cargas e o estacionamento dos caminhões.

Nos mercados em que a agilidade conta muito, ter um centro de distribuição de qualidade faz com que esse seja um diferencial em meio a tanta competitividade.

Principais vantagens de um centro de distribuição

Esse tipo de instalação não é pensado apenas como um local adequado para armazenar volumes. Sua busca é um movimento estratégico de empresas que sabem o quanto ele pode agregar aos negócios. Confira algumas das vantagens:

Estoques concentrados em um local

Com uma centralização do estoque, é muito mais fácil trabalhar na distribuição e recebimento, por questões simples de logística. A vantagem aqui se configura tanto para a empresa dona do CD, quanto para quem trabalha vendendo ou comprando dela.

Além disso, o armazenamento também é facilitado. Quando tudo acontece em um mesmo local, o controle passa a ser único e pode ser feito no próprio centro de distribuição.

Localização bem planejada

É imprescindível pensar na localização antes de buscar um centro de distribuição. Uma visão estratégica nessa etapa faz toda a diferença e facilita os trabalhos da empresa. É importante pensar em questões como tráfego, proximidade de fornecedores, rodovias que levem a lugares necessários, entre outros pontos.

Questões de estrutura também são importantes na hora de escolher um local, assim como os custos com o aluguel e a manutenção do CD.

Economia de custos

Um CD proporciona economia de custos em diversos momentos. Sua localização estratégica reduz o consumo de combustível, e o aluguel de um galpão à parte minimiza necessidade de obras para manutenção na sede da empresa, além de baratear os fretes que são sempre feitos para o mesmo local.

A organização também é um ponto-chave. Com um CD espaçoso e com equipes trabalhando exclusivamente no local, fica mais fácil manter o controle dos volumes, evitando compras desnecessárias.

Ter um centro de distribuição pode ser um fator de grande diferencial dentro do mercado. Você viu como eles são relevantes e as vantagens que podem trazer para a atuação estratégica de uma empresa.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Assine nossa newsletter e receba os próximos conteúdos no seu e-mail!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!