Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!

O centro de distribuição (CD) é fundamental para a organização e o andamento dos processos logísticos de uma empresa. O local é capaz de armazenar materiais e produtos, funcionando como uma base que facilita o trabalho no cotidiano.

Tire suas principais dúvidas sobre um centro de distribuição!

A partir dos centros de distribuição, as cargas estocadas seguem por diferentes caminhos. Ou seja: os itens podem ser destinados aos revendedores, clientes finais e até mesmo outras sedes ou filiais da empresa.

No conteúdo abaixo, vamos trazer mais detalhes sobre essa importante instalação para a logística das companhias, ressaltando como ela funciona e os benefícios que proporciona. Continue a leitura para ficar por dentro!

Funcionamento e proposta de um centro de distribuição

O centro de distribuição é um lugar — não necessariamente próximo ou na sede da empresa — que tem como principal finalidade receber, armazenar e distribuir produtos ou materiais. A proposta de manter uma instalação só para isso está totalmente relacionada a questões logísticas.

Geralmente, a localização dos centros de distribuição é estratégica. É comum encontrá-los próximos a rodovias importantes, que facilitem a chegada e a saída de mercadorias. A maioria também conta com uma estrutura ampla, que permite o armazenamento das cargas e o estacionamento dos caminhões.

Em mercados nos quais a agilidade conta muito, ter um centro de distribuição de qualidade se torna um diferencial em meio a tanta competitividade.

Principais vantagens de um centro de distribuição

Esse tipo de instalação não é pensado apenas como um local adequado para armazenar volumes. Sua busca é um movimento estratégico de empresas que sabem o quanto ele pode agregar aos negócios. Confira algumas das vantagens a seguir.

Estoques concentrados em um só local

Com a centralização do estoque, fica muito mais prático trabalhar na distribuição e no recebimento, por questões simples de logística. A vantagem se configura tanto para a empresa dona do CD quanto para quem trabalha vendendo ou comprando dela.

Além disso, o armazenamento é facilitado. Quando todas as atividades logísticas acontecem em um mesmo local, o controle passa a ser único e possivelmente estabelecido no próprio centro de distribuição.

Localização bem planejada

É imprescindível pensar na localização antes de buscar por um centro de distribuição. Uma visão estratégica nessa etapa faz toda a diferença e facilita os trabalhos da empresa.

É importante pensar em questões como o tráfego e a proximidade de fornecedores ou rodovias que levem a lugares necessários, entre outras. Todos esses detalhes agilizam os processos logísticos — um dos principais objetivos dos gestores visionários da área.

Observar pontos estruturais e de infraestrutura também é importante na hora de escolher um local. Então, antes de optar pelo CD ideal, verifique os gastos com o aluguel e a manutenção do espaço.

Economia de custos

Um CD proporciona economia de custos em diversos momentos. Sua localização estratégica reduz o consumo de combustível, ao passo que o aluguel de um galpão à parte minimiza a necessidade de obras para manutenção na sede da empresa, além de baratear os fretes (que serão sempre feitos para o mesmo lugar).

A organização também é um ponto-chave. Com um CD espaçoso e equipes trabalhando exclusivamente no local, torna-se viável manter o controle dos volumes e evitar compras desnecessárias.

Eficiência na movimentação de mercadorias

A agilidade na movimentação de produtos em um centro de distribuição merece toda a atenção do gestor de logística. O sucesso dessa etapa depende muito do layout e do espaço projetado para o desenvolvimento de suas atividades.

Por isso, um centro de distribuição adequado às operações de recebimento, carregamento e estocagem de mercadorias é o que garante a eficiência do processo.

Ganho de tempo

Localização estratégica, eficiência na movimentação de materiais e centralização do estoque são alguns dos fatores que, em conjunto, proporcionam agilidade às operações logísticas. Em um CD, o endereçamento de produtos é mais preciso, pois em geral há mais espaço disponível.

Dessa forma, nenhuma mercadoria corre o risco de ser perdida no estoque: como são facilmente localizados, os operadores economizam tempo na separação dos pedidos. Um centro de distribuição bem organizado, atrelado a métodos tecnológicos avançados de supply chain, faz com que as mercadorias cheguem até o consumidor final com maior rapidez.

Além de manter seu cliente sempre satisfeito, o que o torna fiel, a empresa economiza tempo em todos os seus processos. Isso é traduzido como um aumento expressivo em sua margem de lucro.

Controle da janela de vendas

As empresas acabam fechando um maior volume de vendas em determinadas épocas do ano. Nas datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal e Páscoa, o mercado deve estar preparado para suprir a alta procura e garantir a entrega dos produtos aos consumidores no prazo correto.

O centro de distribuição tem a função de armazenar melhor essa quantidade de itens e disponibilizar adequadamente os materiais a serem manuseados. Com uma boa estruturação, um CD tem a capacidade de operar até 24 horas por dia, com trocas de turnos e turmas de trabalhos.

Garantia de qualidade nos serviços prestados

Escolher o centro de distribuição como estratégia de negócio é uma excelente alternativa para garantir o alto padrão de qualidade no atendimento ao cliente. Uma das grandes reclamações dos consumidores é a busca por um tipo de mercadoria possível de ser encontrada em seu estabelecimento, mas que não é disponibilizada quando precisam.

Ou seja: eles se deparam com o produto indisponível no momento. Tal cenário causa uma grande frustração pessoa — que pode não retornar à empresa para realizar novas compras. Além de perder a venda, deixa-se escapar um potencial cliente.

Mas isso dificilmente vai acontecer entre os estabelecimentos que trabalham com um centro de distribuição, pois haverá espaço suficiente para operar com o transporte adequado, além da quantidade e da variedade de produtos que são necessárias para o atendimento satisfatório do seu cliente.

Vale lembrar que a entrega no tempo certo, com a quantidade correta e a qualidade garantida, é um ponto crucial para garantir o melhor atendimento ao público. Portanto, o centro de distribuição pode ser um grande diferencial dentro do mercado: como vimos, os CDs são relevantes e capazes de trazer vantagens para a atuação estratégica de uma empresa.

E então, gostou do nosso post? Conseguiu sanar suas dúvidas sobre o centro de distribuição? Aproveite a visita ao blog para saber mais sobre a movimentação de materiais e como otimizar essa atividade em sua empresa!

Logística e imagem de marcaPowered by Rock Convert
Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

1 Comentário

  1. Avatar Ailton Almeida disse:

    ESTAMOS INPLANTANDO UM – RM NO CD COMO MELHORA ESTES PROCESSO DE RECEBIMENTO E QUALIDADE E DEVOLUCOES DE ATIVOS.

    GRT.

  2. Avatar rafael castellar disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.

    boa noite!!!
    estou para dar um passo importante em minha vida profissional..
    temos uma empresa em Goiás de alimentos e queremos criar um centro de distribuição aqui no estado de são paulo.. já posso ir planejando em coisas grandes? qual a sua opnião?

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + 6 =