Logística 4.0: saiba como pode impactar a sua empresa

logística 4.0

Para que uma empresa alcance resultados melhores, é preciso contar com um bom planejamento estratégico. Isso ajuda a ter em mente os pontos fortes e fracos do negócio, além de contribuir para a definição das metas dos colaboradores. Além disso, é essencial se informar sobre as novidades da sua área, aplicando ferramentas e tecnologias que contribuam para as demandas do seu negócio.

Assim, como um diferencial competitivo da organização, é importante se adaptar aos diferentes momentos do mercado. Nesse contexto, podemos destacar a logística 4.0. Essa expressão representa um novo período para a logística das empresas, no qual elas contam com ferramentas eficazes que proporcionam mais velocidade e eficiência e menores custos.

Neste artigo, você entenderá melhor essa novidade e saberá quais podem ser os benefícios para o seu negócio. Acompanhe!

O que é logística 4.0?

Para entender o que é a logística 4.0, é importante saber como esse conceito surgiu. Ele tem a ver com a indústria, que ao longo dos anos tem passado por inúmeras modificações, tais como o uso de máquinas, a implementação de tecnologia, entre outras.

Toda essa mudança tem ocorrido em fases, ou gerações, e daí surgiram expressões como primeira geração, segunda geração e assim por diante. Algumas pessoas também identificam esses períodos com numerações, como 1.0 e 2.0. Atualmente estamos vivenciando a 4.0.

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, pressupõe o uso de uma série de tecnologias inovadoras que tornam o trabalho das pessoas cada vez mais integrado com as máquinas e os equipamentos do setor.

É justamente nesse contexto que surge o conceito de logística 4.0. Ela representa uma nova fase em que a logística é superconectada e automatizada, e atende a requisitos como:

  • eficiência nos processos internos e externos;
  • redução de custos;
  • disponibilização de informações;
  • procedimentos integrados, entre outros aspectos.

Esse novo tipo de mercado logístico privilegia a eficiência no atendimento às demandas dos clientes, bem como as tomadas de decisão, que tendem a ser mais eficientes. Afinal, elas levam em conta uma maior quantidade de dados, o que garante uma precisão nunca imaginada antes.

Com essa tecnologia, todos os setores responsáveis podem trocar informações instantaneamente, o que envolve uma integração entre cliente, transportadores, galpões e demais envolvidos em toda a cadeia logística.

Quais são os impactos da logística 4.0 nos negócios?

Agora que você já entendeu o que é a logística 4.0 e os benefícios que ela pode proporcionar a um negócio, vamos falar sobre alguns impactos que você perceberá ao implementar esse processo. Acompanhe!

Precisão na análise de dados

Um dos maiores impactos, sem dúvidas, é a precisão na análise de dados. Ao implementar as tecnologias usadas na indústria 4.0, a sua empresa terá acesso a informações com um nível de precisão muito maior, e isso contribui para tomadas de decisão mais precisas.

Uso da inteligência artificial

Com esse volume imenso de dados, é importante usar ferramentas capazes de fazer cruzamentos de forma rápida e apresentar o melhor caminho a ser seguido.

Powered by Rock Convert

Isso é feito com a ajuda da inteligência artificial, uma tecnologia que analisa dados e oferece soluções para problemas. Tudo isso é feito em uma fração de segundos.

Monitoramento do uso de recursos financeiros

Outro benefício da logística 4.0 é a aquisição de novas ferramentas que monitoram os recursos financeiros, o que favorece a gestão do seu negócio.

Desburocratização

Outro ponto importante é a desburocratização. Um dos principais problemas que afetam as organizações é a dificuldade de implementar processos e tomar decisões. Ao aplicar os mecanismos que mencionamos, sua empresa estará livre dessas amarras burocráticas e terá mais agilidade na execução dos processos.

Redução de perdas

As ferramentas tecnológicas que fazem parte da logística 4.0 proporcionam uma melhor visualização do fluxo das atividades. Isso resulta em uma visão mais ampla de toda a cadeia produtiva, de modo que a equipe tenha a oportunidade de elaborar soluções que contribuam para a redução de perdas.

Assim, a logística 4.0 ajuda a reduzir ou evitar problemas como:

  • retrabalho por parte dos colaboradores por erros durante o processo;
  • queda na produtividade por algum fator específico;
  • gargalos operacionais ao longo das atividades;
  • custos elevados pelo uso inadequado das ferramentas.

Como preparar a empresa e não ficar para trás?

Como percebemos, podem haver ganhos significativos na implementação da logística 4.0 no seu negócio. Mas é preciso entender quais são as etapas necessárias para preparar a sua empresa. Confira algumas dicas!

Promova uma mudança cultural

A logística 4.0 está fortemente ligada à implementação de novas tecnologias que contribuem para otimizar os processos. Sendo assim, é fundamental preparar a sua equipe antes de reformular as atividades, uma vez que o trabalho da empresa como um todo será impactado.

Ofereça treinamentos, apresente aos profissionais os ganhos que isso trará ao dia a dia da empresa e incentive-os a dar feedbacks em relação às mudanças. Isso vai permitir um aperfeiçoamento constante das novas estratégias.

Conheça as principais tendências tecnológicas da área logística

Outro fator importante é a pesquisa contínua de novas tecnologias que agregarão valor ao seu negócio. Entenda quais são as ferramentas usadas pelo mercado e analise quais delas poderiam ser úteis na sua realidade.

Atualmente, vemos o crescimento no uso de:

  • IoT (internet das coisas);
  • cloud computing;
  • big data;
  • AI (inteligência artificial); entre outros.

Tome decisões baseadas em dados

Entre os principais objetivos da logística 4.0, otimizar as tarefas da cadeia de suprimentos é uma das que se destaca. Por isso, a empresa deve ter processos bem informatizados, que permitam uma análise exata das estratégias que precisam ser aperfeiçoadas para atingir os resultados esperados.

Neste post, você pôde entender o que é a logística 4.0, quais são as suas vantagens e como preparar a sua empresa para essa nova realidade. O ideal é fazer um bom planejamento, o que vai contribuir para que as transformações implementadas sejam estratégicas e tragam bons resultados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso post que fala sobre como ter uma gestão estratégica e eficiente no setor logístico.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Planejamento TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 + 5 =