O que considerar ao escolher o endereço do seu galpão logístico

O segredo para o sucesso de um empreendimento em muito depende do alinhamento de toda a cadeia produtiva com fatores de distribuição das mercadorias. Por essa razão, ao se pensar na localização do seu galpão logístico, o gestor deve ponderar sobre muitas questões além do valor do aluguel, pois nem sempre a opção mais barata é a mais vantajosa para o seu negócio.

Para auxiliá-lo nessa tarefa, elaboramos um post com os principais fatores a serem observados antes de tomar a decisão final. Ficou curioso? Siga a leitura e confira!

Como avaliar o custo-benefício de um galpão logístico?

Segurança

Um dos primeiros passos para fazer a escolha certa do seu galpão logístico é avaliar a segurança da área onde ele se encontra. Infelizmente, os roubos de cargas e também desses espaços são frequentes no país. Por isso, instalar tal setor da empresa em uma área de risco poderá trazer muitos prejuízos de ordem material, sem contar o perigo a que os colaboradores ficam expostos.

Assim, para evitar maiores dores de cabeça, é recomendado fazer uma investigação sobre o local e vizinhança. Se existem outros galpões ou empresas instaladas pela redondeza, é sinal de que a região é apropriada. Hoje em dia, uma excelente alternativa são os condomínios logísticos — uma área com vários galpões que contam com infraestrutura de segurança já preparada.

Qualidade da estrutura

Outro aspecto que não pode ser negligenciado ao eleger um espaço para o seu galpão é a qualidade da estrutura. Afinal, não adianta estar na melhor localização, se ele não atende às necessidades operacionais da sua empresa.

Um bom galpão deve ter um pé direito com altura suficiente às atividades do seu negócio, espaço adequado para manobras, contar com estruturas de docking ou crossdocking, solo plano e bem nivelado, enfim, características que facilitem a sua rotina de trabalho.

Existem galpões com diversos tipos de layouts diferentes, desenvolvidos com o intuito de atender o estoque de produtos específicos conforme suas necessidades. Por isso, é importante que cada detalhe seja analisado.

Acesso à malha de distribuição

Buscar por um ponto que tenha acesso à uma malha de distribuição de qualidade é a peça-chave para a decisão do local onde implantar o galpão do seu empreendimento. Nesse sentido, o objetivo deve ser a agilidade na movimentação das mercadorias, bem como os custos enxutos de toda a operação.

Lembre-se de que rodovias malcuidadas, com muitos buracos e irregularidades, fatalmente elevam os riscos de quebras, atrasos nas entregas, aumento do custo de manutenção dos veículos. Ademais, a presença de pedágios na redondeza também eleva as despesas. Portanto, se possível, devem ser evitados.

Escoamento de mercadorias

O escoamento de mercadorias é uma estratégia fundamental para a eficiência e os bons resultados do seu negócio. Ao escolher um galpão logístico, é preciso pensar, por exemplo, se é mais interessante ficar próximo à fábrica, nos parques industriais, ou dentro do aglomerado urbano, perto dos centros de distribuições.

A melhor opção vai depender das características da sua atividade. O importante é ter em mente que os galpões devem estar situados em um local que permita que o escoamento dos produtos até o seu destinatário final seja feito da maneira mais eficiente.

Por todo o exposto, podemos concluir que decidir onde estabelecer o galpão logístico de uma empresa é uma tarefa bastante complexa. Acima de tudo, trata-se de uma escolha que envolve cálculos minuciosos e um autoconhecimento da sua área de atuação, a fim de que a estrutura atenda todas as necessidades do negócio de forma satisfatória — e que, principalmente, não gere prejuízos.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o melhor caminho para decidir onde instalar o galpão da sua empresa, contate-nos para conhecer as soluções estratégicas que a LOG tem a oferecer!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Planejamento TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezenove =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.