Terceirização logística: como escolher o fornecedor ideal?

Você já pensou em aplicar a terceirização logística em sua empresa? Esse é um processo que vem sendo muito disseminado pelos empresários desse setor e se trata de uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade da sua atividade, bem como, sua própria segurança.

Ao contar com determinados serviços terceirizados você tem acesso a profissionais e ferramentas altamente qualificados e acostumados a lidar com as questões necessárias para manter a sua empresa funcionando no mais alto nível.

Neste artigo, discorreremos sobre a terceirização logística e tudo o que você precisa saber sobre ela. Então, acompanhe-nos nesta leitura e descubra os benefícios que ela pode proporcionar.

O que é a terceirização logística?

A terceirização logística nada mais é que repassar para outra empresa a responsabilidade sobre alguns aspectos do departamento logístico do seu negócio. Esse tipo de processo pode ser implementado em diversas áreas desse seguimento, desde o armazenamento de produtos em condomínios logísticos, estoque, recepção de mercadorias, até contratação de sistemas de controle e outras funções.

Quais são as vantagens que ela pode proporcionar a uma empresa?

Uma das primeiras vantagens que podem ser obtidas com a terceirização logística é o trabalho especializado. Muitas empresas, de fato, têm bons processos logísticos bem estruturados e planejados, entretanto, quando esse trabalho é feito utilizando ferramentas e profissionais de fornecedores especializados, tudo muda de figura.

Você terá muito mais qualidade em seus processos logísticos e, o que é mais importante, poderá focar suas energias no que, efetivamente, importa dentro da sua empresa, por exemplo: análise de custos, relacionamento com cliente, vendas, entre outros.

Como escolher os melhores fornecedores?

Agora que você já sabe o que é a terceirização logística e quais os benefícios que ela pode proporcionar, mostraremos como escolher os melhores fornecedores para prestar serviços ou oferecer soluções ao seu negócio. Continue lendo!

Deixe claras as suas perspectivas de negócio

Inicialmente, é fundamental que você deixe bastante claro, quais são as suas perspectivas de negócio. Isso facilitará muito o processo de negociação e evitará a contratação de um fornecedor que não atende às suas necessidades, bem como, eliminará aqueles que oferecem soluções que não são uteis para você.

Fazendo isso, poderá contratar um serviço que proporcione benefícios para o seu negócio e possibilite que você foque sua atenção no core bussiness do seu empreendimento, ou seja, nos pontos que, efetivamente, são importantes para fazer a empresa crescer.

Avalie os preços

O preço não poderá ser o principal fator para a escolha de um fornecedor, no entanto, ele precisa ser considerado. Afinal, você não pode contratar um tipo de serviço que não será capaz de pagar ao final de um mês.

Além disso, podem existir outros fornecedores com qualidade semelhante ou, até mesmo, superior, com preços equivalentes. Sendo assim, sempre busque mais orçamento com várias empresas para selecionar a que oferece a melhor solução pelo preço mais acessível.

Tome cuidado com a elaboração do contrato

Problema com a elaboração de contratos é um dos principais pontos que geram discussões e demais questionamentos entre contratante e contratado. Para evitar isso, leia com atenção todos os tópicos do contrato que foi firmado e só assine após constatar que tudo está de acordo com o que foi combinado.

Isso evitará que você seja surpreendido com a execução de alguma cláusula que pode ter passado desapercebida. Apesar de as cláusulas abusivas poderem ser desconsideradas em um processo judicial, é interessante evitar esse tipo de problema para não ter que movimentar todo o aparato judiciário de um procedimento que poderia ser evitado, caso o contrato tivesse sido minuciosamente avaliado.

Foque na boa comunicação

Outro ponto importante é a boa comunicação. Desde o seu primeiro contato com a empresa é importante verificar como ela se comunica com você. Se o atendimento a um futuro cliente não é de excelência, possivelmente, aquele que é oferecido aos clientes também não têm essa característica.

Sendo assim, é fundamental que você foque na boa comunicação e prefira fornecedores que oferecem vários canais para se comunicar com seus clientes, por exemplo, redes sociais, chat online e, até mesmo, WhatsApp.

Avalie o nível de flexibilidade

Além disso, é fundamental que você também avalie o nível flexibilidade do fornecedor, verifique se ele oferece serviços personalizados e adequados às necessidades da sua empresa, sem soluções desnecessárias, bem como, com aquelas que, efetivamente, são importantes para o seu negócio.

Fornecedores flexíveis conseguem oferecer soluções totalmente personalizadas e adequadas às suas necessidades de modo que você obtenha todos os benefícios que foram mencionados.

Avalie o histórico do fornecedor

Também é importante avaliar o histórico do fornecedor, principalmente, quanto a outras empresas que já fizeram negócios com ela. As pessoas tendem a ser bem sinceras na hora de dar informações sobre determinada empresa, portanto, você pode utilizar isso ao seu favor para avaliar o histórico do fornecedor que pretende contratar.

Além disso, é fundamental avaliar a sua história, ou seja, os produtos que oferece, a forma que está posicionada em sua área de atuação, bem como, o seu tempo de mercado.

Confira as especializações

Por fim, é fundamental que você confira as especializações da empresa contratada. Afinal, não adianta você terceirizar uma parte do seu negócio para um fornecedor que, de fato, não conhece ao certo as necessidades que ele possui.

E o modo mais eficaz de fazer isso é avaliando as especializações que a empresa tem a oferecer, bem como, as ferramentas disponibilizadas para que a solução vendida seja executada e os profissionais, devidamente qualificados, que são necessários para que o seu negócio obtenha os benefícios que mencionamos.

Por fim, é fundamental que você selecione um fornecedor que tenha qualidade em sua prestação de serviços e já tenha tempo de mercado, sendo bem-conceituado e reconhecido positivamente por ele, bem como, por aqueles que já contrataram com a empresa. Seguindo essas dicas, você não terá problemas na terceirização logística e obterá todos os benefícios que ela pode proporcionar.

Se você quiser saber um pouco mais sobre esse tipo de terceirização, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para ouvir suas necessidades e oferecer as melhores soluções.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Planejamento TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × três =