Descubra agora quais são as principais tendências de logística para 2020

Você está atento às tendências logísticas de 2020? É crucial que conheça cada uma delas para não ficar para trás nesse seguimento de mercado. Afinal, ele está em frequentes mudanças e é fundamental estar atento a essas novas tendências.

A cada ano surgem novas tecnologias e ferramentas que facilitam o trabalho, bem como, possibilitam uma série de análises cruciais sobre o mercado e que o gestor dessa área precisa conhecer.

Neste artigo, destacaremos as principais tendências desse mercado e como você deve estar preparado para elas. Acompanhe!

Segurança das informações

Com o avançar tecnológico tem se tornado ainda maior o número de dispositivos conectados à internet e utilizados para realizar procedimentos em uma empresa. Sendo assim, uma das principais tendências para o mercado logístico no ano de 2020 é o investimento em segurança das informações.

A integridade dos dados gerados no setor logístico é fundamental para assegurar a eficiência desses processos. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas para garantir a segurança das informações geradas nessas empresas é o armazenamento em nuvem, afinal, essa é uma solução de baixo custo e extremamente eficiente.

Internet das coisas (IoT)

Apesar de ter surgido algum tempo, a internet das coisas certamente ganhará mais espaço durante o ano de 2020, especialmente, nas empresas do setor logístico. Isso possibilitará algumas grandes transformações em todas as cadeias de suprimento e, consequentemente, ocasionará alguns desafios que os empresários desse segmento deverão estar atentos.

Esse tipo de tendência para o setor logístico faz com que as empresas necessitem estruturar todos os seus modelos operacionais visando atender à necessidade do mercado e reforçar o investimento em tecnologias que proporcionam mais agilidade nos processos e a integridade dos dados.

A IoT na logística revoluciona as suas principais aplicações, especialmente, no que diz respeito ao monitoramento de cargas controle de rotas, gestão de estoque e rastreamento de veículos.

Logística compartilhada

Outro ponto que merece destaque é a logística integrada. No Brasil, ela ainda não é muito disseminada, entretanto, a expectativa é que comecem a surgir empresas disponibilizando esse tipo de serviço durante o ano de 2020.

A ideia básica por trás desse conceito é a união de empresas que têm interesses em comum para criar mecanismos que viabilizem e possibilitem a compartilhamento de determinados serviços, tais como armazéns e até mesmo o transporte.

Blockchain

O Blockchain é uma ferramenta que permite diversas possibilidades de aplicação. Ele consiste, basicamente, em um acesso a um banco de dados descentralizado para que sejam registradas informações imutáveis. Atualmente, ele é amplamente utilizado no mercado de investimentos de criptomoedas, porém, devido a sua vasta aplicação, passou a dominar diversos setores rapidamente.

No setor logístico, o Blockchain se tornou uma poderosa ferramenta para proporcionar mais segurança no registro e escrituração de informações confidenciais de uma empresa. Isso proporcionará mais confiança para os seus clientes, fornecedores e, até mesmo, aos agentes fiscais do governo.

Basicamente, essa ferramenta propõe que todos os processos, desde a contratação até a entrega efetiva de cargas ao cliente final, todos os registros de ocorrências e dados das operações financeiras passem a ser executadas de modo mais transparente e seguro. Assim será possível ter um maior nível de rastreabilidade gerando mais credibilidade entre todos os envolvidos.

Entrega por drones

Se mencionássemos isso há alguns anos, certamente, viraríamos motivo de chacota por boa parte dos empresários desse segmento. Porém, em pleno avançar tecnológico essa realidade não é algo tão distante e, na verdade, está bem próximo das empresas do setor logístico brasileiro.

Como você pode perceber, as tendências para 2020 prometem uma maior eficiência nos processos logísticos, bem como, mais segurança e suas operações. Com isso, a entrega por drones será uma grande aliada para agilizar as atividades que podem ser feitas dessa forma.

Obviamente, mesmo que essas ferramentas alcancem grande parte do mercado, ainda haveriam algumas restrições na utilização delas, principalmente, no que se refere ao peso, tamanho e quantidade da mercadoria a ser entregue ao cliente.

Entretanto, para entrega de produtos menores e com baixas quantidades, a utilização de drones pode favorecer muito a sua agilidade nos processos, bem como, reduzir os custos com entregas de poucos volumes.

Entrega antecipada

A entrega antecipada foi idealizada pela Amazon. A ideia principal é que o produto já saia do estoque mesmo antes dos consumidores efetivarem compra. Assim, a empresa necessitaria ter um histórico de aquisições anteriores, buscando atender à necessidade dele a qualquer momento.

Caso essa estratégia venha ser implementada no setor logístico ela pode tornar os processos de entregas de mercadorias extremamente mais eficientes colocando sua empresa em uma posição de destaque perante os seus concorrentes.

Inteligência Artificial (AI)

Para finalizar as tendências do mercado logístico no ano de 2020 devemos apontar a utilização da Inteligência Artificial ou, como também é conhecida, AI. Certamente você já deve ter ouvido falar nesse assunto, principalmente, em noticiários que mostravam robôs sendo testados para executar atividades humanas com precisão.

O objetivo dessas tentativas não era criar um robô capaz de substituir o homem, mas sim, uma máquina para realizar cruzamentos de dados e análises extremamente complexas em questão de segundos e, assim, fornecer informações precisas para que um gestor pudesse tomar uma decisão.

Durante muitos anos, isso foi algo que nem passava na mente das pessoas e parecia ser inatingível. Entretanto, o tempo em que a inteligência artificial era apenas tema de filme ficou para trás. Atualmente, ela é uma realidade em muitas empresas brasileiras e será uma grande e forte tendência para 2020, principalmente, naquelas que querem ter mais agilidade em seus processos e tomar decisões de modo mais preciso.

Por fim, é fundamental ter em mente que para se adequar a essas novas tendências é necessário contar com o apoio de uma empresa especializada no setor logístico e que tem toda a estrutura necessária para adaptar o seu negócio a cada uma dessas novidades, como a LOG Commercial Properties.

Agora que você já conhece as principais tendências logísticas 2020 não perca mais tempo e comece a pensar na adequação da sua empresa. Quanto mais rápido for esse período de transição, mais chances o seu negócio terá de se adequar rapidamente.

Se você quiser saber um pouco mais sobre a implementação dessas novidades confira as soluções que oferecemos acessando o nosso site.

Logística e imagem de marcaPowered by Rock Convert
Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + sete =