Afinal, quais são as vantagens de investir em dividendos? Descubra!

Você sabe quais são as principais vantagens de investir em dividendos? Eles são, basicamente, uma espécie de pagamento que determinada empresa faz ao investidor que aplicou o seu dinheiro na organização. Periodicamente e, quando auferem lucro, essas empresas fazem esse tipo de distribuição aos seus acionistas.

O investidor recebe um percentual compatível com o capital investido, portanto, quanto maior for a sua participação no patrimônio da empresa, melhor será a rentabilidade do investimento. Pensando na importância que tem esse assunto nos resolvemos escrever este artigo.

Nele, demonstraremos quais são as principais vantagens de investir em dividendos, como escolher as melhores empresas, bem como, um rápido passo a passo para você iniciar. Acompanhe!

Dividendos: o que são e como funcionam?

Os dividendos são pequenas parcelas de uma empresa pagas a um acionista, caso ela tenha obtido lucro em determinado período. Quando um investidor adquire ações de uma organização, na prática, está se tornando sócio dela, ou seja, comprando parte daquela companhia.

Essa empresa, por sua vez, utiliza os recursos que foram aplicados pelos acionistas para investir em seu crescimento e fortalecimento no mercado, sempre com a expectativa de gerar lucros. Quando isso acontece, a empresa destina parte desse valor para distribuir aos seus acionistas. A esse procedimento é dado o nome de dividendos.

O tempo mínimo investido, bem como, o percentual obrigatório que a empresa deve distribuir entre outras questões não são pré-determinados. Tudo isso pode ser estabelecido em assembleia.

Quais são os tipos de dividendos que existem?

Os lucros que foram alcançados pela empresa, como você já sabe, poderão ser distribuídos. Entretanto, existem algumas formas diferentes de se fazer isso. Neste tópico demonstraremos quais são elas. Continue lendo!

Dividendos em dinheiro

Nesse caso, o pagamento é feito em espécie para os acionistas, sendo assim, esse é o principal tipo de dividendos que encontramos nas empresas. O recebimento é distribuído de forma compatível com a quantidade de ações que o investidor tem e a sua porcentagem é baseada no valor atual de mercado.

Geralmente, eles são pagos de acordo com a segunda alternativa e muitos investidores preferem reinvestir o valor para aumentar o capital aplicado na empresa e, futuramente, ganhar ainda mais com seus dividendos.

Dividendos em ações

Nesses casos, o dividendo a ser distribuído é recebido pelo acionista em forma de ações da mesma empresa. A quantidade de papéis que ele receberá depende do número de títulos que tiver no momento do pagamento.

Por exemplo, suponhamos que uma determinada empresa opte pela emissão de 5 ações para cada 100 ativos, assim, quem possuir 500 ativos receberá, a título de dividendos, 25 papéis da companhia.

Essa modalidade é muito interessante para aqueles investidores que não necessitam desta renda inicialmente e querem manter seu dinheiro aplicado por um espaço de tempo maior, podendo fazer o seu capital crescer exponencialmente ao longo dos anos.

Dividendos one-time

Essa é uma parcela do lucro especial que uma empresa poderá pagar, além dos próprios dividendos regulares que são obrigatórios. Esse caso pode ocorrer, especialmente, quando existem eventos inesperados, tais como, ganhos em processos judiciais, venda de um empreendimento ou aumento repentino de caixa.

Nesse caso, a empresa faz uma nova distribuição de dividendos aos seus acionistas, podendo, inclusive, utilizar os dois tipos anteriores, ou seja, distribuir o valor devido de cada um em espécie ou, simplesmente, em ações do próprio empreendimento.

É importante que você tenha em mente que todas essas questões são demonstradas nas atas de assembleias, por isso, o investidor deve ficar por dentro de cada um desses detalhes antes de investir o seu dinheiro.

Quais são as vantagens de investir em dividendos?

Agora, mostraremos quais são as principais vantagens que você pode obter ao aplicar o seu dinheiro em ações de empresas que distribuem dividendos.

Aumento de renda

Uma das principais vantagens é a possibilidade de aumento de renda. Investir em ações que pagam dividendos é uma grande oportunidade para incrementar seus recebimentos mensais e aumentar seu padrão de vida.

Isenção do IR

Até o momento de publicação deste artigo, os ganhos obtidos por meio de dividendos são isentos do Imposto de Renda. Entretanto, existe uma corrente de pensamento advinda do Governo Federal que pensa em mudar este critério, dada a grande crise econômica que o nosso país enfrenta.

Por hora, este investimento é totalmente isento do IR, mas precisa ser informado em sua declaração do imposto de renda, aquela que é enviada anualmente para a Receita Federal.

Diversificação

Outro ponto vantajoso é a possibilidade de diversificação. Investir em empresas que distribuem dividendos é uma excelente oportunidade para obter diversas possibilidades de rentabilidades diferentes.

Além disso, você também evita deixar o seu dinheiro totalmente aplicado em apenas um único título, reduzindo substancialmente o seu risco nos investimentos.

Liquidez

Por fim, temos a liquidez. Esse tipo de aplicação é extremamente líquida, ou seja, você pode vender os seus títulos rapidamente e fazer dinheiro com eles de forma rápida e fácil no mercado financeiro, entretanto, não poderá receber os dividendos e nos ganhos obtidos nas vendas das ações incidirão o Imposto de Renda.

Como investir em dividendos?

Agora, mostraremos um guia para investir em dividendos. O primeiro passo é buscar informações sobre as empresas que você deseja investir, principalmente, para encontrar as que se encaixam melhor ao seu perfil, bem como, para verificar as condições de distribuições do capital.

Feito isso, você precisará abrir uma conta em uma corretora de sua confiança e que seja credenciada na Bolsa de Valores. No Brasil existem dezenas de empresas muito confiáveis que podem prestar esse serviço para você. É preciso avaliar o custo que cada uma delas exige para fazer esse serviço para embasar a sua decisão.

Depois disso, basta enviar o dinheiro para a sua corretora e adquirir os papéis que deseja investir. Isso pode ser feito diretamente da sua casa ou escritório, sem que você tenha que ir até determinado lugar para adquirir os papéis.

Agora que você sabe as vantagens de investir em dividendos, bem como, os passos que devem ser dados para isso, não perca mais tempo e comece a aplicar o seu dinheiro o mais rápido possível. Assim, será possível começar a receber seus rendimentos quanto antes.

Gostou deste artigo? Quer ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog? Então, curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma das novidades.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Relação com Investidores TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − dezenove =